Um curso com êxito apresenta normalmente uma introdução e apresentação gradual do conteúdo, com sequências de actividades organizadas de forma a conduzir o formando no desenvolvimento das suas competências.
- Antes de publicar a primeira versão para teste do curso (versão Beta), deverá assegurar uma garantia de qualidade do curso. Convirá obter a colaboração de um revisor de provas, que verifique a construção gramatical, sintaxe, ortografia e pontuação. Deverá submeter o curso à validação por um especialista de conteúdo que proceda a uma meticulosa análise do curso para garantir que os objectivos são cumpridos e que o conteúdo é exacto e correcto.
- Uma fase de teste com a versão Beta permite testar com uma audiência limitada proceder a uma apreciação e revisão do curso. Verifique, com um pequeno grupo (grupo piloto), bem seleccionado e exigente, se o curso atinge os objectivos.
- Será conveniente identificar o que é necessário analisar durante a fase de testes da versão Beta, antes de entregar o curso à apreciação e análise.
- Depois de a equipa de teste ter procedido à apreciação e validação do curso, poderá proceder-se à alteração e aperfeiçoamento do curso com base nos comentários e opiniões recolhidas. Após esta fase de alteração do curso poderá disponibilizar-se o curso para o público-alvo.