O controlo de qualidade é um passo muito importante em qualquer projecto de concepção de cursos. Nesta fase, as pessoas envolvidas na concepção (que numa equipa mais ou menos alargada poderão considerar: conceptor, autor, formador, especialista de conteúdo, técnico de artes gráficas, etc.) realizam uma análise detalhada do curso para verificar se este responde aos requisitos de qualidade e eficácia desejados. Notar que, na fase de controlo de qualidade, o autor deverá obter a colaboração de um especialista de conteúdo para garantir que o curso é claro, preciso e exacto. Do mesmo modo deverá obter-se a colaboração de um revisor de provas que verifica a ortografia, sintaxe e correcção gramatical.
A fase de testes com a versão Beta consiste em seleccionar um grupo específico de teste que segue/frequenta o curso. Este grupo deverá ser representativo da população visada (utilizadores ou destinatários finais).
O objectivo desta fase de testes consiste em verificar se o curso atinje os objectivos fixados.
O número de pessoas que se encontram envolvias na fase de testes Beta depende também da dimensão e abrangência da população visada. Tipicamente, um teste Beta requer cerca de dez pessoas. Nesta amostra deverão ser incluídos formandos de seleccionados de entre a população visada. Após estes formandos terem frequentado o curso deverá ser-lhes colocado um conjunto de perguntas específicas sobre a eficácia do curso. As respostas destes poderão se utilizadas para conceber e propor o aperfeiçoamento do material pedagógico que constitui o curso, com o objectivo de aumentar a sua eficácia.
________________
Um Plano de Testes Beta consiste num documento que identifica os seus objectivos e as metas e que define de modo preciso o que se pretende da fase de testes. Por exemplo, o Documento de Testes Beta para este curso sobre o WCB que está a seguir, continha informação e questões como o que segue:
Objectivo genérico do curso: Desenvolver conhecimentos e capacidades para utilizar com eficiência o Web Course Builder.
População visada: Conceptores de formação à distância; especialistas de conteúdo com formação pedagógica; formadores.
Perguntas a colocar aos elementos (técnicos, tutores, formadores etc.) envolvidos no teste Beta,
a) Foi fácil aceder ao curso?
b) Considera fácil seguir o curso?
c) A informação estava apresentada de modo claro e evidente?
d) A informação fornecida era, em todos os momentos, pertinente e objectiva face às tarefas em causa?
e) Que informação adicional consideraria necessária incluir no curso?
f) O que gostou mais?
g) O que achou confuso?
h) Considerou os exercícios úteis?
i) Que funcionalidades adicionais considera que teriam sido úteis para a aprendizagem?