2.2.1 O que é Comércio electrónico? | ||
Se vai a um centro comercial à procura de uma camisa, o mais certo é entrar em várias lojas. A sua experiência de compra inclui o teste da qualidade, o tamanho, a cor, e o preço de várias camisas em várias lojas. Uma vez que tenha tomado uma decisão de compra, pega no produto que escolheu e leva-o consigo enquanto procura mais alguma coisa que lhe interesse. Quando decide acabar as suas compras leva-as para a caixa para efectuar o pagamento. Para efectuar este pagamento, pode apresentar ao caixa o seu carão de crédito. O eCommerce usa metáforas deste processo para definir o processo de recolha de informações, e a compra dos produtos na internet. estas mesmas metáforas podem ser usadas em transacções Business-to-Business e Business-to-Consumer. Quando procuramos produtos na internet estamos a usar um serviço de vendas online. Aí podemos pegar nos produtos que desejamos e colocá-los num carro de compras virtual e quando estamos satisfeitos, podemos clicar num botão de "comprar" e seremos transportados para um serviço de compras e pagamento electrónico. Para completar a transacção teremos de fornecer a este serviço o enderço para entrega e o número do cartão de crédito.
Um serviço de venda online disponibiliza informação e actividades complementares que permitem aos seus clientes tomarem decisões informadas de compra. Um consumidor que está interessado em adquirir um automóvel pode pesquisar online os preços e características dos veiculos. Pode visitar o site da Volkswagen para para procurar informação sobre o Passat, o Site da Toyota para se informar sobre o Land Cruiser, ou o site da Ford para saber mais sobre o Focus. Pode, por outro lado procurar um site de um vendedor generalista como o www.carpoint.com para saber o preço e a disponibilidade de vários veículos de várias marcas diferentes. A Internet disponibiliza uma forma fácil para se efectuar pesquisas de vários produtos, por forma a se compararem as características, funcionalidades e preço.
Para transacções Business-to-Business este uso dos serviços de venda online podem passar por uma Extranet (acesso a um site privado) que inclua informações indispensáveis para que parceiros de negócio realizem os seus objectivos. Um fabricante pode apresentar no seu site uma cópia do seu produto final, fotografias dos seus produtos, logotipos, estudos de situações reais, especificações técnicas, e disponibilidade para entrega. Um vendedor pode ir a este site e descarregar uma fotografia de um produto ou a arte gráfica de apresentação para a incluir um prospecto de correio ou num anúncio de jornal. Pode aceder directamente ao site do parceiro de negócios, e este retalhista, poderá estar certo que a fotografia está correcta face ao que é anunciado, e que o produto estará disponível nas quantidades necessárias para a promoção. Os serviços de venda online para B-2-B aceleram o processo de acesso e recolha de informação, disponibilizando acesso rápido a informação correcta.
A Compra e pagamento online está defenida como a infraestrutura que permite a compra de produtos e serviços via Internet. Se um cliente está interessado em produtos de escritório pode dirigir-se ao site da Staples (www.staples.com). Aí pode-se usar o serviço de vendas online para procurar os produtos que se deseja, escolhendo os produtos e colocando-os num cesto de compras virtual. Quando acabada esta fase pode-se aceder ao serviço de compra e pagamento da Staples e, através do formulário para tal concebido, proceder-se à compra online dos produtos desejados.