AnteriorAnteriorSeguinteSeguinte
8.2 Generalidades sobre o Server Side Testing
Utilize as instruções seguintes para configurar o Server Side Testing de modo a poder capturar e guardar os dados relativos aos testes e sondagens dos formandos no curso.
  1. Passo 1 - Criar o curso completo, incluindo testes e sondagens. Proceder à geração do curso.
  1. Passo 2 - Solicitar ao administrador do servidor onde ficarão arquivados os dados de testes e sondagens para instalar o módulo Server Side Testing. Solicite o endereço URL para o ficheiro script. O endereço URL será semelhante a http://www.empresa.pt/scripts/rdgsvtxt.exe ou http://www.empresa.pt/cgi-bin/rdgsvtxt .
  1. Passo 3 - Seleccionar no menu do Web Course Builder a opção Teste | Configurar o curso. Será necessário conhecer exactamente a localização do módulo Server Side Testing se se pretender guardar não só as classificações mas ainda as respostas e se se atribuir permissão aos utilizadores para se inscreverem por sós no teste - auto-inscrição - .
  1. Passo 4 - Seleccionar no menu do Web Course Builder a opção Teste | Registo de utilizadores. Pode adicionar campos que deverão ser preenchidos pelos formandos quando estes se inscreverem (registo). Se for permitida aos formandos auto-inscrição não será necessário introduzir os nomes dos formandos.

    Se se definir que os utilizadores devem estar pré-inscritos preencher a informação referentes aos formandos. Se já existir uma lista de inscrições poderá reformatar (por exemplo com uma folha de cálculo) de modo a que tenha uma configuração semelhante à do ficheiro userlist.txt que irá encontrar na sub-directoria testes da directoria raiz onde foi publicado o curso no formato final. Certifique-se que os três primeiros campos do ficheiro de pré-registo são User ID, last name e first name. A duas colunas (campos) seguintes deverão permanecer em branco.

    Gerar o curso.
  1. Passo 5 - Seleccionar no menu do Web Course Builder a opção Testes | Transferir ficheiros de configuração para proceder à transferência a informação de configuração dos testes para o servidor. A parte mais sensível deste processo consiste em determinar a localização exacta onde deverá guardar os ficheiros específicos do servidor, relativos ao teste.

    - Administradores de sistemas: os ficheiros específicos do servidor, relativos ao teste, devem estar alojados em sub-directorias numa directoria chamada readygo. A directoria readygo deverá estar contida na mesma directoria onde se encontra o ficheiro de script cgi - rdgsvtst.exe. Por exemplo se o ficheiro rdgsvtst.exe estiver alojado na directoria /inetpub/scripts os ficheiros de teste específicos para o servidor deverão estar alojados na directoria /inetpub/scripts/readygo/course_name. Nesta directoria deve ser autorizada a leitura e escrita pelo processo executado pelo script CGI.
  1. Passo 6 - Uma vez transferido o curso para o servidor os formandos poderão iniciar a aprendizagem. Contudo, em alguns servidores, o administrador do sistema deverá configurar os privilégios de leitura e escrita para que seja possível receber no servidor os dados relativos aos testes e sondagens do curso.
  1. Nota final - Proceda à transferência dos ficheiros de configuração, sempre que alterar um teste como, por exemplo, adicionar uma pergunta.
Note Bem Note Bem Antes de proceder à transferência dos ficheiros de configuração dos testes e sondagens para o servidor, confirme junto do administrador do sistema qual o endereço URL correcto e o nome exacto da directoria de destino. O curso não terá os dados arquivados correctamente se os ficheiros forem transferidos para uma directoria errada.