AnteriorAnteriorSeguinteSeguinte
2.6 Dicas sobre como conceber uma "Prova" útil.
As Provas são elementos interactivos concebidos para ajudar os formandos a aprender através da análise e reflexão sobre questões relacionadas com informação importante no contexto do curso. As perguntas que integram uma Prova não são utilizadas para avaliar os conhecimentos ou capacidades adquiridos pelos formandos. Utilize os testes para essa finalidade.
  1. Inclua uma Prova em cada duas a quatro páginas de tópicos.

  2. Insira apenas uma, duas ou, no máximo, três perguntas numa página de Prova. Os formandos revelam pouca paciência para responder a muitas perguntas no meio de um ciclo de aprendizagem.

  3. Não coloque ao formando perguntas obscuras. O objectivo é levar o formando a reflectir sobre o que aprendeu ou reforçar a retenção de conceitos ou informações precedentes. Determine qual o elemento principal que pretende assegurar que o formando aprendeu nas páginas precedentes e utilize-o na pergunta.

  1. Coloque Provas com perguntas tão simples e claras quanto possível; elimine as duplas negações. O objectivo é reforçar/consolidar os conhecimentos e capacidades adquiridos pelo formando e não testar o seu domínio da língua.

  1. Ao fornecer respostas dê uma exposição completa da razão porque uma determinada opção de uma questão de escolha múltipla é a correcta face às alternativas. Deverá garantir que a opção correcta é aleatória (por exemplo, não escolha sempre a opção b) como correcta).

  1. Poderá reforçar o ponto central da pergunta, fornecendo não só a resposta correcta, mas ainda dando uma explicação porque as alternativas estão erradas e o porquê da resposta escolhida ou dada estar correcta.