AnteriorAnteriorSeguinteSeguinte
2.4 Dicas para a criação de páginas de tópicos eficazes.
As páginas de tópicos devem explicitar claramente ao formando informação básica sobre cada assunto ou tema.
  1. Sumário - As páginas deverão ser enquadradas com recurso a um texto introdutório de um a cinco parágrafos que constituam um resumo, ou que expliquem o assunto sobre que versa a página. Esta área informativa apresenta o utilizador com mais detalhe e capta a sua atenção para procurar mais informação. Constitui a "cola" que liga todos os sub-tópicos.
  1. Tópicos - Deve considerar dois a cinco sub-tópicos (com marcas) por página. Uma página revela-se "pesada" caso possua seis ou mais sub-tópicos (marcas).
    1. Se necessitar mais do que seis realces, considere a possibilidade de dividir o conteúdo em duas páginas.
    1. Pontos a individualizar em tópicos, devem caracterizar-se por serem frases curtas ou listagem de pontos relevantes ou ainda listas de detalhes significativos. Em alguns casos, será de considerar a utilização de níveis de avanço de menor nível por se conseguir uma melhor estruturação do conteúdo.
  1. Realces - As Dicas e Note bem! ajudam a realçar a informação, tornando o curso mais interessante e atractivo para o formando.
  1. Elementos interactivos - Os elementos interactivos estão disponíveis para reforçar a retenção e consolidar a informação que se encontra na página de tópicos. Entre os elementos interactivos encontram-se Hiperligações WWW, Diga-me mais, Provas, e os exercícios Veja isto!.
  1. Glossário - Quando uma nova palavra ou um novo termo for utilizado, certifique-se que se encontra inserida no glossário do seu curso.