2.10.1 Poderão as transacções e comunicações na Internet ser seguras?
É verdade que as transacções na Internet podem ser interceptadas e lidas por intrusos, no entanto também é verdade que estas transacções podem ser feitas de uma forma segura. Existe uma variedade de tecnologias fiáveis que permite a securização das transacções e negócios.
A tecnologia mais popular usada na securização de correio electrónico é a encriptação.
A encriptação altera a ordem dos caracteres inscritos na transmissão por forma a que esta apenas seja legível para quem possui a chave de desencriptação. Se deseja enviar um e-mail pela Internet e quer ter a certeza que apenas o seu destinatário pode ler a mensagem pode-lhe entregar uma palavra chave e num e-mail à parte e enviar a mensagem.
O receptor pode então introduzir a palavra chave no software de desencriptação. Se um intruso interceptar a mensagem ser-lhe-á totalmente impossível ler a mesma sem esta palavra chave.
A encriptação é um meio seguro e fiável de enviar informação pela Internet.
Uma transacção encriptada funciona da mesma forma que a encriptação de um e-mail. a diferença está em que os servidores e browsers já incluem este software de encriptação. Desta forma a palavra chave é enviada e usada sem haver intervenção humana.
A encriptação é um dos elementos da tecnologia de servidor seguro para a transmissão de informações de cartão de crédito pela Internet. Um servidor seguro auntomaticamente inclui as funcionalidades de encriptação. O browser do cliente envia e recebe a palavra chave automatizando o processo de envio, recepção e uso da mesma.
Um consumidor de Internet informado sabe que apenas deverá indicar as suas informações de crédito num servidor seguro. Os utilizadores do Browser da Netscape sabem que estão num servidor seguro quando o simbolo de chave presente no canto inferior esquerdo não se encontra quebrado.
Utilizadores do browser da Microsoft podem verificar a segurança da comunicação verificando se o cadeado presente no canto inferior direito de ecrã se encontra fechado.
Ninguém deverá fornecer as informações do seu cartão de crédito sem ser na presença de um servidor seguro. Deverá educar os seus clientes sobre os riscos de enviar informações pessoais numa ligação sem segurança, comparando-a à segurança oferecida num servidor seguro.
O capítulo das tecnologias aprofundará mais este tema.