Descobrimos que animações e gráficos animados tendem a distraírem os formandos em vez de os ajudar. Recomendamos a utilização de gráficos estáticos em páginas de tópicos.
Figuras, ícones ou gráficos animadas podem ser utilizadas para ilustrar um ponto (por exemplo em Diga-me mais, Passo-a-passo ou Veja Isto!.
Recomendamos o seguinte, na criação de figuras animadas:
Quando estiver em causa a utilização de redes de baixa velocidade, sempre que possível, utilize ficheiros de GIF's animados (animated GIF ) em vez de vídeo.
Os GIF's animados são pequenos ficheiros, que são rapidamente transferidos do servidor ou do suporte físico onde se encontram, e apresentados no écrã do computador do formando, suportados pela maioria dos browsers.
Insira ficheiros GIF no curso de modo que a animação se inicie com uma acção do formando (p.ex. quando este clica um botão). Em alternativa, coloque o GIF de forma que este siga a sequência pré-programada um número pré-estabelecido de vezes (recomenda-se menos do que cinco vezes).
Evite cabeças ou bustos falantes. Não acrescenta absolutamente nada ao conteúdo formativo ter a representação de uma pessoa a falar no écrã. Utilize o espaço disponível para inserir um desenho a propósito, que ajude o formando a compreender melhor o conceito que pretende reforçar.