Um curso eficaz evidencia as seguintes características:
A informação constrói-se de forma hierárquica e flui de uma páginas para outra. A informação numa página conduz e orienta o formando para uma página seguinte e espera-se que o utilizador siga um percurso "natural" ao longo do material pedagógico.
O material pedagógico é fácil de seguir; termos técnicos ou ideias de difícil interpretação ou compreensão são apresentados no contexto do assunto que está a ser apresentado e incluem-se definições e exposições complementares. Sinta-se à vontade para utilizar analogias se
estas ajudarem à apresentação e explicação de conceitos. De modo semelhante, poderá utilizar desenhos ou gráficos animados se forem relevantes e contribuirem para a clarificação da exposição.
O conteúdo do curso deve ser auto-suficiente e auto-justificativo. O material pedagógico deve evidenciar a sua importância e relevância ao formando.
Afirmações negativas sobre empresas concorrentes ou adversários devem ser evitadas. Considera-se como excepção a esta recomendação se estiver em causa uma exemplificação ou num estudo de casos .
Se o público-alvo é constituído pelos empregados de uma empresa, o curso deve evidenciar uma postura e motivação empresarial. Deverá fornecer indicações úteis e relevantes sobre como a formação pode ser aplicada no ambiente profissional.