Para ajuda-lo(a) a decidir qual o mais adequado conteúdo para o seu curso, deverá definir qual a finalidade do curso (o que pretende conseguir com o curso) e identificar quem irá ser formado neste curso.
Estudos evidenciaram que um técnico (por exemplo um especialista de sistemas de informação) recebe uma formação de, em média, uma hora e meia, enquanto que um vendedor só aceitará uma formação de cerca de quinze minutos.
Ao conceber um curso para um tipo específico de empregado devem ter-se em consideração as características desse empregado. Por exemplo, suponhamos que você é um gestor de produto num Banco e pretende criar um curso para formar os empregados duma filial. Você pode saber que não todos os empregados têm acesso a tempo inteiro a um computador ou que o horário deles permite somente uma meia hora por dia em qual podem assistir a um curso. Com essa informação, será mais indicado criar uma série de de pequenos módulos/cursos de 15 minutos, em vez de um curso único mais longo.
Para criar uma formação eficaz deverá obter dados caracterizadores do público-alvo e extrair conclusões relevantes para a concepção e desenvolvimento do curso.
Antes de iniciar a concepção de um curso deverá questionar-se:
1. Quem são os formandos? Concluíram o secundário, licenciatura, mestrado ou pós-graduação? O conteúdo do curso e a linguagem devem ser adaptadas à educação/formação anteriores dos formandos.
Que idades têm? O curso dirige-se a pessoas com 20, 30, 40 ,50 ou 60 anos de idade? Dependendo da idade dos formandos deverá estabelecer diferentes cursos.
Que tipo de posto de trabalho? Trata-se de funções de carácter técnico, produção, gestão?
2. Qual o ambiente de trabalho dos formandos?
Os formandos desempenham as suas tarefas numa fábrica, numa loja, escritório,...? Deverá conceber uma formação que seja eficaz e útil quando o trabalhador regressar ao seu ambiente de trabalho. Empregados que trabalham em espaço aberto não deverão receber formação com componente áudio, enquanto empregados que trabalham numa loja podem requerer áudio no seu curso.
3. Porque se encontra o formando a frequentar o curso? Se compreender a motivação do formando, poderá seleccionar exactamente a informação que eles esperam, criando as condições para uma formação consequente e bem sucedida.
4. Que exactamente necessita o formando para tornar a formação num sucesso? Por exemplo, se o formando requer o desenvolvimento de uma competência em particular, poderá incluir simulações no curso que garantem que o formando aprende a dominar as capacidades necessárias.
Através de um melhor conhecimento do público-alvo conseguirá conceber formação eficaz, dirigida às necessidades dos formandos.